quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Papo na Rede com Kachel

Olá, torcedores! Hoje temos mais uma Papo na Rede na temporada 2015-2016 do Pequi Atômico. O entrevistado desta vez é o nosso líbero Kachel. No bate-papo ele revela se está gostando de morar em Montes Claros, sobre as expectativas para o último jogo da fase classificatória do Campeonato Mineiro 2015, dá dicas para aqueles que estão querendo ingressar na carreira de vôlei e muito mais! A conversa está demais, não deixem de conferir...

Papo na Rede com Guilherme Kachel (Montes Claros Vôlei). Montagem: Orkutorcida.
Assista ao Vídeo da Entrevista


Leia a Entrevista Transcrita

Líbero Kachel.
Foto: Fredson Souza/MCV.
Nesse próximo sábado (03/10) é o último confronto do Montes Claros nessa fase classificatória do Campeonato Mineiro 2015. Até aqui Marcelinho testou várias escalações e parece que ainda não tem ainda 100% o time titular definido. Você acha isso bom ou ruim para esse início de temporada?
Particularmente eu acho muito bom. Desde que foi montada a formação desse time, um dos objetivos realmente era ter um grupo bem homogêneo. Tem equipes que já começam a temporada onde seis vão ser os titulares. Aqui não, foi montado uma equipe com 12, 14 jogadores em que todos vão ter condições de jogar, serem titulares e a briga vai ser na bola. Então, esses jogos do Mineiro estão sendo justamente para Marcelinho ver o que cada um pode render nos jogos e com certeza isso é muito positivo, porque quem tiver melhor vai jogando e ele pode fazer alterações e testes para tirar as conclusões e formar o melhor time principalmente para chegar na Superliga.

Agora, nesse último jogo, contra o Sada/Cruzeiro, a equipe, no segundo set, teve a chance de fechar a parcial e quem sabe mudar o rumo do jogo, mas deixou a chance escapar. Como a torcida não pôde assistir, conta um pouco sobre o que aconteceu nessa partida e o que vocês esperam fazer de diferente para o de sábado. 
Penso que deixamos um pouco a desejar no começo do jogo. A gente tinha que ter acreditado um pouco mais que dava para brigar desde o primeiro set, onde a gente começou "vamos ver no que dá", eles foram levando o jogo e quando a gente viu que o Cruzeiro não impôs aquele todo temido voleibol deles já tinha acabado o primeiro set. No segundo foi exatamente isso, vimos que podíamos brigar de igual pra igual, a gente foi indo, fez 30 a 30, mas na hora de fazer aquele pontinho final, que podia dar aquela moral para o terceiro set, faltou. Não que aquilo deu uma abaixada, mas deu uma moral para eles para a terceira parcial. Por estarmos no campo deles, com a torcida apoiando, eu acho que foi um jogo muito válido, jogamos bem, conseguimos fazer frente com o Sada e principalmente deu para mostrar que temos condições de jogar de igual para igual com uma grande equipe, e isso com certeza vai servir para a gente entrar ligado desde o primeiro set aqui no sábado.

Kachel treina em Montes Claros.
Foto: Fredson Souza/MCV.
Você é cedido pelo Sada/Cruzeiro, certo? Como é enfrentar essa equipe: dá uma motivação a mais? Como é isso?
Eu encaro todos os jogos de maneira igual, sempre tentando fazer o meu melhor, mas eu confesso que nesse jogo da semana passada, contra o Cruzeiro, deu aquele friozinho a mais na barriga em reencontrar os ex-companheiros e eu tentei mostrar o meu melhor porque lá eu tinha poucas oportunidades de jogar efetivamente. Consegui fazer um bom jogo e deixar boas impressões. Conversei com alguns jogadores depois e foi bem bacana.

Aproveitando esse assunto, uma curiosidade: quando o jogador muda de time e vai enfrentar o time que ele pertencia, ele passa alguma informação estratégica para ajudar o técnico? Como funciona isso?
Com certeza. Antes de todos os jogos tem a preleção, no hotel, onde a gente estuda os adversários, faz as marcações de jogada do time adversário e, contra o Cruzeiro, o que eu pude eu passei de informação para o Marcelinho, mas nada de mais, porque o voleibol é muito jogado, é um detalhe ou outro que a gente passa.

Terminar em primeiro lugar na fase classificatória do Mineiro 2015 o Montes Claros não pode mais, matematicamente falando. Porém, é importante nesse último jogo entrar bem até mesmo para chegar na fase final embalado. Como você espera que a equipe chegue na fase final?
É importante a gente fazer um bom jogo no sábado, pegar a confiança necessária para no dia 17 irmos para Contagem ou BH, dependendo dos resultados, jogar a fase final lá e brigar de igual pra igual. É o nosso grande objetivo este ano: fazer a final do Mineiro e beliscar aquele título.

Kachel, uma pergunta um pouco mais descontraída. Você passa a impressão de que é tímido, é isso mesmo ou é só aparência? (Risos).
(Risos) Depende. Eu me considero uma pessoa tímida. Lógico que na quadra a gente tem que tentar desenvolver isso, você não pode parecer tímido ainda mais pela posição que eu ocupo, a de líbero, que está sempre puxando o time pra cima, liderando o fundo de quadra. Eu particularmente sou uma pessoa tímida que dentro de quadra tento mudar um pouco isso.

Kachel e torcida montes-clarense.
Crédito: Orkutorcida.
Nos primeiros jogos você até transpareceu isso dentro de quadra. No começo de cada partida entrava um pouco mais acanhado, mas ia entrando no jogo e quase sempre terminava bem. Agora você já está mais solto, não é?
É, não só eu, mas muitos aqui vinham jogando menos nas outras equipes, cada jogo é um aprendizado e entramos mais soltos na partida.

De zero a dez, como está sua satisfação em morar e defender Montes Claros?
Olha, eu particularmente estou gostando muito da cidade, tirando esse calor (risos). Eu gosto assim desse interiorzão, de cidade pequena, realmente eu não tenho nada para reclamar. A gente vai pra rua e as pessoas sabem que jogamos vôlei, são acolhedoras e acompanham o esporte. Eu não tenho nada para reclamar.

Kachel na seleção brasileira.
Foto: Alexandre Arruda/CBV.
Kachel, você é um jogador muito novo e tem uma longa trajetória. Que dica você dá para quem está querendo ingressar nessa carreira de voleibol?
Todo mundo que hoje é jogador praticamente começou do mesmo jeito: procura a escolinha que você possa começar, dar os primeiros toques, ter o aprendizado básico e assim que você tiver a condição de engrenar em um clube, a participar de federação, campeonato mineiro, você entra nesse clube, começa a treinar, evoluir e, quando tiver a idade do colégio para o vestibular, você parte para o Brasil para fazer as peneiras. Tem um monte de clube que tem uma estrutura bacana que você pode fazer as seletivas. Fazendo isso, os clubes te acolhem, principalmente se tiverem equipes adultas, isso é muito motivante para você continuar a carreira. É isso, começa na escolinha, parte para os clubes e sai pelos eixos São Paulo e Minas Gerais, tem um monte de testes que você pode fazer para as equipes adultas e engrenar. Só depende de você.

E como você analisa o atual cenário do esporte?
Para nós atletas está um pouco complicado, porque a situação não só do Brasil, de crise financeira e etc., está afastando os patrocinadores e isso é ruim, porque diminui a quantidade de clubes e consequentemente aglomera um número considerável de atletas que está desempregado e acaba tendo que sair do país para ir a outras ligas menores para não ficar parado por um ano.

Para finalizar, fazemos um rally em que fazemos perguntas rápidas e você responde com respostas rápidas:
COR: verde;
NOITE ou DIA: noite;
ESTILO MUSICAL: sertanejo;
O QUE TE DEIXA NERVOSO: o que me deixa nervoso? (cric cric cric... risos) nossa, senhora, é difícil, eu sou muito calmo (risos). Cara, nervoso de ansioso eu fico na véspera de um jogo, contra qualquer time, mas depois vai embora. Mas ficar nervoso sério assim é difícil (risos);
UM AMIGO: Diogo;
UM PEDIDO (PODE SER PARA A TORCIDA): vou fazer um pedido para a torcida de Montes Claros comparecer ao jogo do sábado, contra o Cruzeiro, será um jogão, e a gente precisa do apoio de todos vocês.

Líbero Kachel é entrevistado pela Orkutorcida. Crédito: Orkutorcida.
Bom, Kachel, a gente agradece em responder às nossas perguntas atenciosamente, mesmo depois de um treino puxado e um forte calor em Montes Claros. A gente espera que a equipe possa terminar bem essa fase classificatória e seguir forte para a semifinal, com a possibilidade de disputar o título do Campeonato Mineiro 2015, pois a equipe já mostrou que é capaz de chegar lá. Bons jogos e grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário